O que significa o juro baixo no Brasil? – Resumo semana 49

O Banco Central brasileiro cortou o juro no Brasil mais uma vez neste ano. O valor de 4,5% é o mais baixo da história do país. Méritos da equipe econômica escolhida pelo ministro Paulo Guedes e o presidente Bolsonaro. Para sermos justos, temos que lembrar que a mudança começou ainda no governo Temer.

Um dos grandes benefícios para o governo é a redução da carga de juros que será paga no ano que vem. Fala-se em torno de R$97 bilhões a menos. Tudo indica que na esfera econômica o país está no caminho correto. Ajustes devem ainda ser feitos, mas não se pode ter um bebê em um mês engravidando 9 mulheres.

Selic x Ibovespa

Com a redução da Selic os brasileiros tem corrido para a bolsa. Não a toa, ela tem batido recorde atrás de recorde neste ano. Claro, não é só a entrada dos investidores pessoa física que tem impulsionado a bolsa. A baixa no juro no Brasil, as perspectivas e, principalmente, os sinais de melhora da economia têm sido os grandes catalizadores da alta no valor das ações.

Alguns amigos vieram me perguntar como começar e quais ações comprar. Adianto que para iniciar é só abrir conta em uma corretora, transferir o dinheiro, escolher a ação, definir a quantidade e lançar a ordem de compra.

O que realmente me preocupa neste movimento é que como no primeiro semestre 2008, todo mundo sai comprando ações achando que o mercado vai subir para sempre. Por isso, afirmo: a crise virá e será que o investidor que entrou neste ano está preparado para lidar com perdas?

Exterior

No exterior o que nota-se é muito ruído relacionado ao acordo entre americanos e chineses. Fala-se que a fase um já foi superada, obviamente, não acreditamos que um acordo sairá. O que reforça esta idéia são as eleições presidenciais americanas no próximo ano.

Além disso, o partido conservador ganhou as eleições na Inglaterra, o que significa que o Brexit acontece. Ótimo para os ingleses, ruim para os globalistas.

Semana 49

Por fim, a disputa comercial mais parece uma guerra cambial, o Brasil parece estar andando conforme o ritmo do mundo quando se fala em taxa de juro. Em outras palavras, estão no meio do rebuliço. Esperamos que o dólar se mantenha este patamar, que a bolsa e a economia sigam o no campo positivo e o brasileiro continue ganhando dinheiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *