Reaberturas das economias – Resumo semana 28

A bolsa brasileira vem em franca recuperação. Ela segue a tendência do exterior. Embora os números indiquem que na Europa uma recuperação mais lenta, a injeção de dinheiro no mercado tem sido o propulsor do bom humor do mercado.

Fonte: Investing.com

As reaberturas das economias

Depois do desastre causa pelos lockdowns nas economias. Elas começam a reabrir. Nos Estados Unidos o presidente Trump quer reabrir até as escolas em setembro. Os democratas são contra. O Reino Unido também segue essa tendência.

De fato, a volta à normalidade tem deixado os mercados menos voláteis. Contudo, temos que observar os impactos que a pandemia causada pelo vírus chinês causou. Podemos destacar três: (i) a perda de liberdades da população; (ii) a normatização do jeito comunista de enfrentar crises; (iii) a enxurrada de dinheiro pelos bancos centrais.

Em outras palavras, temos a avanço do Estado sobre as pessoas. Isto nos preocupa, pois para termos uma economia saudável precisamos que as informações fluam entre os agentes de maneira livre e que o governo pouco interfira. Todavia, o que vimos é exatamente o contrário. Pessoas que denunciaram a tirania e a insensatez no fechamento das economias foram taxadas de criminosas e censuradas mundo a fora. As plataformas sociais auxiliaram os governos nessa questão. Elas transformaram-se em verdadeiros ministérios da verdade. Hoje é o discurso referente à saúde. Amanhã será as decisões econômicas do governo.

Governos comunistas

China e Rússia informaram cooperação mútua para a retomada econômica. Os dois países comunistas andam de mãos dadas para fortalecer sua aliança.

Os chineses esperam retaliações dos americanos por quebrarem o acordo com o Reino Unido e estabeleceram a ditadura do proletariado em Hong Kong. Nesse sentido, gostaríamos de ressaltar o silêncio da imprensa. Um país que é subvertido violentamente pelos comunistas deveria ser manchete em todos jornais ao redor do mundo. Não é uma democracia que está sendo implantada e, sim, um regime totalitário.

Sabemos que o sistema político comunista pode conviver muito bem com o capitalismo. No entanto, a falta de liberdade de expressão mascarará toda e qualquer decisão errada dos governos. Estes nossos repetidos chamamentos para estas questões são alertas de longo prazo.

Sabendo que isso irá acontecer, temos que nos preparar. Jim Richards nos ensina a ter uma parte de nosso dinheiro em ouro para salvaguardas nosso patrimônio. Não obstante, a cotação do ouro ultrapassou US$1.800,00. Valor mais alto desde 2011 – auge da crise da dívida grega. Quanto mais dinheiro é impresso, mais os ativos físicos valorizar-se-ão.

Brasil

No curto prazo, o Banco Central estuda se há espaço para mais um corte de juros. A confiança sobre a recuperação da economia brasileira é nítida em toda equipe econômica.

Toda essa recuperação pode ter deixado a bolsa brasileira cara. Os resultados do segundo trimestre tendem a ser ruins. Cautela nestes níveis é bom. Mas seguimos esperançosos com o futuro assim como o mercado. O boletim Focus vem melhor a cada semana.

   Send article as PDF   

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *