Os especialistas em errar – Resumo Semana 17

Trump vence os especialistas em errar

Uma semana que já vinha sendo agitada, ficou mais apimentada na sexta-feira. Fomos servidos com a aprovação da reforma da previdência na CCJ e os entraves entre Mourão e Bolsonaro. Para fechar o prato principal, os Estados Unidos cresceram muito mais do que os especialistas (em errar) afirmavam. E não parou por aí. A sobremesa foi o anúncio de desinvestimentos enorme da Petrobrás. Um verdadeiro banquete para quem acompanha o mercado financeiro.

Na semana, Ibovespa: 96.236 pontos, +1,75%. Dólar: R$3,93, +0,09%.

Por isso, o mercado tem sido uma verdadeira montanha russa. Num dia sobe 1,5% e no outro cai 1,3%. Um sonho para quem investe em opções. Um pesadelo para quem investe em ações. Sem rumo definido, temos que analisar bem os acontecimentos para podermos ter noção de onde colocarmos nosso dinheiro.

Vice que atira contra o Presidente

Mourão Traidor

A semana começou com os contra-ataques de Carlos Bolsonaro ao vice Mourão. A situação foi se desenrolando durante a semana, até que o presidente e o vice tomaram café juntos e disseram que estava tudo certo, não há o que se preocupar. Será?

Desta maneira, o leitor pode até perguntar: O que isto tem a ver com economia? Eu repondo: Tudo! Pois se a mídia cria a narrativa de instabilidade ou Mourão estiver mesmo articulando para boicotar o presidente, as expectativas do mercado mudam e as regras do jogo são outras. Por exemplo, se a possibilidade de traição virasse realidade, teríamos uma grande correção no mercado, pois a competente equipe econômica é fiel a Bolsonaro e não a Judas.

Não acreditamos que essa dissonância entre o vice, General Mourão, e o presidente eleito, Jair Bolsonaro, irá terminar logo. Porque enquanto este tenta governar, aquele afaga a mídia, CUT e partidários do PC do B.

Pare de acreditar nos jornalistas!

Os jornalistas são especialistas em errar e maquiar a verdade. Eles inflamaram problemas com a aprovação da reforma na CCJ e tentam tumultuar o governo. A consequência disso é a alta volatilidade que temos vivido.

Assim, trago provas de como estes têm agido não para narrar os fatos, mas sim para criar narrativas que reforcem as suas próprias visões torpes da realidade.

imprensa mente
joao braga desmascara mídia

Agora que provamos como a imprensa tem manipulado a opinião pública, vamos para o caso mais notório desta semana.

O Crescimento dos Estados Unidos

Desde que iniciamos os resumos semanais no final do ano passado, passamos por turbulências, uma hora tudo era motivo de euforia em outra tudo era motivo de pânico.

Contudo, tentamos sempre olhar para os fundamentos e não para o que estava estampado nas capas dos jornais. Por isso, afirmamos no dia 23 de novembro de 2018 isto:

“Fala-se muito de crise nos EUA, mas por enquanto acreditamos que a chance é baixa, pois a economia real vai muito bem na terra do Tio Sam.”

Na primeira semana de 2019, reforçamos esta visão:

Como vínhamos dizendo nos outros resumos semanais, a nossa visão era que a economia americana está mais robusta do que Wall Street imagina. As reformas que o presidente Donald Trump fez tiraram os Estados Unidos da depressão e colocaram o país no caminho da prosperidade.

A despeito de tudo que era noticiado, os dados prévios de emprego corroboraram mês a mês com nossa perspectiva e na última sexta-feira os números apresentados provaram nosso acerto.

A economia americana cresceu 3,2% no primeiro quarto de 2019. Os analistas e especialistas (em errar) esperavam 2,0%. A tendência é que os Estados Unidos sigam crescendo para a dor dos socialistas do partido democrata e seus filiados instalados nas redações dos jornais.

Por fim, vale um destaque para os desinvestimentos da Petrobrás anunciados ao apagar das luzes da semana. Esperamos que as ações da empresa e principalmente da BR Distribuidora subam na segunda.

Quer aprender como investir sem fácil e sem gastar muito? Acesse nossa lista de livros cliacando aqui e confira as nossas sugestões.

4 thoughts on “Os especialistas em errar – Resumo Semana 17

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *