A punição do mercado

Vale

Quanto VALE3 vai abrir em queda amanhã, 28 de janeiro de 2019? Quanto será a punição do mercado? O ADR caíra 8% enquanto era feriado em São Paulo.

Pelas minhas contas, já foram 27 bilhões entre bloqueios e pedidos de bloqueio de receita e ações.

Tudo bem, a empresa faturou 17 bilhões ano passado… opa…

Quando do acidente da Samarco em 2015 as ações recuperaram: era uma subsidiária da Vale, o governo petista de então tinha interesse na ingerência (além da Vale ser uma das maiores contribuintes de sua campanha), era a primeira vez de um acidente destes, as vítimas fatais foram menores, enfim…

O primeiro acidente todos relevaram… mas o segundo… não será um “dip“.

Em tempo, nove meses depois o ex-presidente da Vale morreria num acidente de avião. (Eduardo Campos, Teori Zavascki, Roger Agnelli… quantas vítimas de avião em entreveros com certo partido, hein?). Cumpre lembrar da briga terrível da Bradespar (Bradesco Participações) contra o governo federal petista pelo controle da empresa. Será que a queda levará Bradespar (BRAP4), Bradesco… e ai Itau, Banco do Brasil já fraca, e todo Ibovespa? Vale3 é 10% do Ibovespa, que já vinha tão esticado!!!

Desta vez houve mais vítimas que o de Mariana. E como Saturno, nume tutelar da mineração, a Vale devorou seus filhos, quase 300 desaparecidos entre funcionários e terceirizados. A segunda vez não tem perdão.

No mais, justamente agora na crise da Venezuela e consequentemente com Cuba e Rússia. Nada melhor que um acidente ambiental para desmentir o discurso de Bolsonaro em Davos. O timing do acidente foi tão perfeito! E os suspeitos de sempre agora lamentam a privatização da empresa, justamente quando tanto o Governo Federal e o Mineiro se preparavam para vender as fábricas de ladroagens que são as estatais!!! Se a Vale fosse federal ainda, teríamos o Mensalão (dos Correios), o Petrolão e o VALETÃO! Porém mesmo privada a Vale não se absteve de meter a mão no monturo da política, deu generosas doações de campanha para o PT, PMDB e PSDB… realmente é uma (empresa) privada. Quem com porcos anda, na lama se lambuza.

doações políticas

Quanto será o GAP de 28 de janeiro de 2019? Façam duas apostas. Numa conta simples de Black and Scholes, uma simples queda de 8% faz puts in-the money  multiplicarem por cinco.

Atualização: O dia seguinte

Honestamente, não achei que viveria para ver este dia. E não foram só os brasileiros quem puniram a empresa, os gringos foram ainda mais severos:

Sic transit gloria mundi...

1 thought on “A punição do mercado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *