Chuva em Itaquera, Sol no Tucuruvi

Apple

B3

Quem mora em São Paulo já pegou muitas vezes o caso em que avisam estar um toró danado na Zona Leste ou Sul enquanto o sol brilha na Zona Norte. É o caso da Bolsa brasileira em 2019: enquanto aqui é uma alegria com o discurso de Paulo Guedes, em Nova York é um banho de sangue. Faz Sol no Tucuruvi, mas chove em Itaquera.

Como o bom paulistano sabe, não tarda à chuva no Jabaquara ou Itaquera chegar ao Tucuruvi. E à Faria Lima com suas corretoras. E ao São Bento com a Bovespa, o Templo Sagrado do capitalismo tupinambá e ela mesmo, B3 SA, uma campeã nacional monopolizadora e redutora da competitividade.

Quanto tempo vai levar para que o investidor internacional venda aqui para compensar as perdas em Wall Street? Eu digo: basta o primeiro revés no Congresso brasileiro. E tomar no Congresso é mais comum, a eleição de Nanci Pelosi à Câmara americana é o equivalente ao Eduardo Cunha aqui… cuja cadeia causal levou ao impeachment de Dilma Rousseff. Logicamente Pelosi não é esperta como Cunha, nem Trump “des-esperto” como Dilma.

Os bilhões de dólares para investimentos no Brasil estão desaparecendo nas quedas de Wall Street, é o que temo.

O Pecado da Maçã

Apple

Ontem, terceiro das calendas de ianuário do ano de Nosso Senhor de dois mil e dezenove, foi o dia negro para Apple, que caiu quase 10%. O mercado financeiro é terrível as vezes, AAPL anunciou que não vai mais lucrar 88 bilhões, só 84. Meu Deus! É uma verdadeira falência. O ouro bateu o nível simbólico de 1300 USD/onça, até!! A Apple, pobre Maçã, só lucrou uns quatro Itaús

A questão da Apple é microeconomia simples, ela abusou da curva da elasticidade de preço x vendas: encareceu demais o iphone. Como a China não está lá aquelas coisas, já acharam que a China vai quebrar. Simples assim. O velho bordão “seu cliente pode pagar mais” é muito bonito na teoria, na prática é uma catástrofe. Apple é sinônimo de sofisticação e tecnologia, não exatamente artigo de luxo, como uma Ferrari.

Baixem o iphone que quero comprar um novo. E subam AAPL que quero vender!!!

2 thoughts on “Chuva em Itaquera, Sol no Tucuruvi

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *