Análise do índice Dow Jones: incertezas e medo

índice dow jones

A semana passada marcou a mudança de humor do mercado. As incertezas quanto ao futuro da economia global e das tensões comerciais entre Estados Unidos e China fizeram com que os investidores corressem da bolsa de valores e procurassem um porto seguro, no caso, os treasuries americanos.

Este movimento derrubou em 4,5% o principal índice americano na semana. Por isso, iremos analisar o gráfico do Dow Jones pela influência do investidor americano na bolsa brasileira.

dow jones gráfico diário

Vemos no gráfico diário que a volatilidade dos últimos dias é alta. O que evidencia o nervosismo do mercado. O índice perdeu sua trajetória de alta depois de atingir o seu recorde e parece que agora está andando de lado, a espera das definições sobre as questões apontadas acima.

 O indicador de acumulação e distribuição, embora tenha caído nos últimos dias, ainda segue em movimento de alta.

Dow Jones: gráfico semanal

dow jones gráfico semanal

No gráfico semanal, a tendência de baixa no curto prazo também aparece com força. O índice poderá testar a média de 60 períodos e então definir a trajetória para as próximas semanas. O indicador de acumulação e distribuição também permanece no movimento alta, por enquanto.

Portanto, os dois gráficos nos dão certeza sobre o estado de humor do mercado a partir da amplitudes dos candles (barras) dos gráficos. A indefinição traz nervosismo ao mercado financeiro e os investidores tendem a ficar mais sensíveis a qualquer notícias. Outra característica que pode-se notar em tempos como estes é que notícias que antes eram sinais de bons tempos agora passam a ser apocalípticas.

A indefinição sobre o preço do petróleo foi eliminada. Porém, restam as outras. Além disso, esta parece ser a primeira crise anunciada da história. As demais crises sempre foram percebidas por poucos e ignoradas pelas grande maioria. Agora parece estar acontecendo o contrário, o que por si, já é no mínimo curioso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *