Investimentos para quem está pensando na aposentadoria

investimentos pensando na aposentadoria

O brasileiro se acostumou com um discurso que prometia para ele uma vida tranquila após anos de trabalho. Entretanto, este quadro mudou, o governo não é mais capaz de garantir esta tranquilidade financeira no longo prazo e o trabalhador fica pensando quais seriam os melhores investimentos para garantir-lhe uma aposentadoria digna.

Os bancos comerciais oferecem alguns produtos de previdência privada que poderiam auxiliar. Todavia, a melhor opção é o conhecimento e o cuidado constante com as finanças, pois quando é chegada a hora que o corpo não mais tem energia para aguentar as pressões do trabalho, os investimentos entram em cena e, pensando também na preservação da saúde, o trabalhador passa desfrutar de sua aposentadoria.

Iniciantes pensando na aposentadoria

Por isso, mesmo que o dinheiro seja gerido por algum terceiro, como por um fundo de investimento, é necessário um conhecimento sobre a situação da economia, perspectivas, inflação. Sabendo disto, escrevemos alguns artigos para iniciantes de modo que rapidamente possam iniciar seus investimentos pensando no momento que irão iniciar sua aposentadoria.

Neles abordamos unicamente renda fixa, por causa do desconhecimento de finanças e pela aversão ao risco do brasileiro. Sintetizar os quatro artigos pode ajudar o leitor a criar as ligações certas entre eles e fazer com que as informações fiquem mais organizadas.

O primeiro artigo trouxe um contexto mais histórico fazendo a referência à comodidade que se tornou cultura do brasileiro em virtude do longo período de juros elevados. Ao que tudo indica, este período teve fim e, exatamente por isso, temos que procurar opções de investimentos que garantam o valor do nosso capital acumulado e nos deixem tranquilos quando estamos pensando na nossa futura aposentadoria.

Investindo para a aposentadoria

investimentos pensando na aposentadoria

No segundo artigo, foram abordados os aspectos de risco vs retorno. Quando se trata de investimentos este é um assunto que merece mais alguns artigos para clarificá-lo. Ademais, a questão fiscal é tão importante quanto, porque ela, no longo prazo, pode descaracterizar um investimento que no início parecia muito bom.

E foi pensando nesta relação que partimos para investimentos em renda fixa, pois consideramos que esta seja a opção mais segura para quem está começando a sofisticar seus investimentos e estão também pensando na aposentadoria.

Deste modo, escolhemos as quatro melhores opções de renda fixa para o brasileiro. São tipos fáceis de serem encontrados, analisados e escolhidos. Ou seja, dão a segurança e a facilidade que alguém que não é muito entendido em finanças precisa. Claro, que é sempre bom aprofundar constantemente os conhecimentos nesta área, mas o essencial é dar o primeiro passo.

Por isso, partir para a ação é preciso. Contudo, não é muito comum encontrar as explicações exatas de como fazer isto. Assim, no último artigo, abordamos o aspecto prático que foi desde a escolha da melhor corretora até a forma de contatá-la.

Nesta série de artigos, que explico ex post facto em maiores detalhes, o objetivo foi dar as ferramentas necessárias para inciar uma mudança no comportamento financeiro do leitor. Muitos detalhes devem ainda ser adicionados com o passar do tempo, pois foi de maneira simplificada que abordamos os tipos de investimentos. Entretanto, você pode ter a absoluta certeza que com a gama de informações adquiridas aqui é possível ter retornos melhores nos seus investimentos, principalmente, quando você estiver pensando na aposentadoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *