A Planilha de Gastos

Planilha de gastos

Se o primeiro passo é a mudança de mentalidade. O segundo é construir uma planilha de gastos para poder saber onde se encontra o maior consumidor de recursos.

A planilha financeira vai, entre outras coisas, explicitar quais são os principais consumidores do orçamento mensal. Mesmo que o ideal é assumir a disciplina de manter todos os gastos na ponta do lápis, atualizando mês a mês a planilha, um acompanhamento em um curto período de dois ou três meses já pode iniciar a mudança de atitude.

Planilha de gastos

Assim, quando os números ficam claros na nossa frente, o susto pode fazer com que viremos a chave. A torneira seja fechada para os maiores consumos e a poupança possa começar a aparecer.

Obviamente, isto não acontece de uma hora para a outra. Alguma disciplina em relação aos gastos mensais deve ser adotada. O que não é fácil. Pois isto significa trocar alguns prazeres momentâneos por um no longo prazo. Somos seres imediatistas e é necessário um esforço para que essa troca aconteça. Entretanto, este sacrifício é o que vai determinar nosso sucesso na busca da tranquilidade financeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *