A simples conta difícil de se fazer.

Gastos e aposentadoria são antagônicos. Toda e qualquer equação do acúmulo de riqueza é que as suas despesas devem ser menores que seus ganhos. Ganha R$ 3000? Deve gastar menos que isso. Não mais que isso.

É muito simples, porém muito difícil de se fazer. Você quer gastar mais agora, porém precisa reservar para a aposentadoria: os problemas são os gastos na velhice!

Porque hoje em dia são tantas comodidades e coisas úteis a se comprar com dinheiro que é necessário ter a fortaleza de um eremita para não gastar. Lazer, algo tão necessário, pode ser um ralo tremendo de dinheiro. Quanto gasto! Não estou dizendo que você não deve gastar em lazer, mas deve se policiar com os gastos nele. Digo isto porque este que vos escreve é muito comedido, mas quando chega na viagem de férias…

A despeito do nome do site, nem estamos dizendo de aposentadoria, mas de pura e simples poupança mensal. Para a aposentadoria é fundamental. Senão realmente viveremos apenas para se trabalhar. Deve ser horrível chegar aos sessenta anos, quando as forças estiverem se esgotando, e tendo que trabalhar duro como um jovem.

É coisa que você deve pensar desde cedo. Quanto mais cedo melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *